10 pilotos para ficar de olho em 2011

Não gosto de fazer listas! Prefiro comprar o que me vem à cabeça quando eu passo nas diferentes seções do supermercado… Mas, segundo os economistas, essa não é uma prática muito “saudável”. Então, seguindo as recomendações dos especialistas, fiz uma lista de pilotos para acompanhar durante o ano, claro que tudo pode mudar depois da primeira prova.

É importante frisar que o critério adotado para essa lista está baseado na minha impressão pessoal (fator subjetivo) e nos números (fator objetivo) obtidos pelos pilotos durante o Campeonato 2010 (em alguns casos), afinal, “contra números não há argumentos”. Entretanto, o fator subjetivo pode prevalecer durante a maior parte dos comentários.

Caso tenha opinião diferente, críticas ou deseja expressar seus sentimentos e seu orgulho, o convido a utilizar a seção de comentários logo abaixo da postagem.

Breza, de Salvador

1 – Bruno Mattos (@brunom91): Não poderia começar essa lista com outro nome, o “Calabresa”, ou simplesmente “Breza”, de Salvador, fará a sua primeira participação no Baiano de Regularidade em 2011. Apesar disso, o jovem, filho do internacionalmente conhecido, Zé Bundinha, não é um neófito no enduro de regularidade, muito pelo contrário, Breza tem bastante experiência, atitude e vários resultados expressivos, dos quais destacam-se: Bi-campeonato na Copa Bahia de Enduro (2009 e 2010) e 4º colocado da Categoria Novatos do Piocerá 2011. Já na primeira prova do ano, correrá com uma CRF 250X, estampando o numeral 91 e as marcas: Sport House, Hidrorepell Tintas e Mobil. É o número 1 da lista e o favorito para levar o título 2011 da Categoria Novatos.

2 – Deraldo César: Em 2010 o “Galego” ganhou sua primeira prova no Baiano de Enduro, foi em Jacobina, justamente a cidade do seu principal oponente na temporada: Edutrilha. No final da campeonato, prevaleceu a “síndrome do vice”,  e mais uma vez o “Galego” foi o Vice-campeão, dessa vez na Categoria Sênior, o que o credenciou para disputar a Master em 2011. Não tenho dúvidas que o seu principal objetivo é o título, mas isso só vai acontecer se uma outra síndrome não acometer o piloto de Feira de Santana: a Síndrome da Mastite*.

3 – Vanderley Barreto: Também de Feira de Santana, em 2010 “Van” foi o Campeão da extinta Categoria Executivo (Over 45) e em 2011 correrá na Over 40, um desafio, já que essa é uma categoria repleta de pilotos que já foram campeões no enduro baiano. A vantagem de “Van” está no excelente preparo físico aliado ao equilíbrio mental, característica importantíssima para o seu título de 2010, quando teve que superar no braço os resultados ruins do início do ano.

Ricardinho, de Itapetinga

4 – Ricardo Oliveira: O piloto de Itapetinga surpreendeu a todos da Categoria Novatos em 2010, quando conquistou a 3ª colocação, um indício do grande potencial que tem para fazer bonito na Júnior em 2011. Segundo informações, “Ricardinho” está treinando como um louco (da Equipe Loucos Por Trilha), enquanto aproveita para ajudar no levantamento do Enduro Rota do Boi 2011. O grande entrave que Ricardinho vai encontrar na luta pelo título é a qualidade dos outros pilotos da Categoria Júnior, pelo menos 10 pilotos dessa categoria estarão disputando o mesmo espaço no pódio de 2011, o topo!

5 – Daniel Dantas: Piloto de Feira de Santana, “Boa Vida” ganhou três das 04 etapas do Enduro do Axé 2010. Apesar dos problemas que teve no início do campeonato e das provas em que faltou, terminou em 6º lugar da Categoria Sênior e em 2011 deverá permanecer na mesma categoria. É uma promessa, mas precisa manter a regularidade nas provas, pois na Sênior a disputa será ainda mais intensa com a chegada dos três primeiros colocados da Júnior de 2010.

6 – Antônio Augusto: A decepção de “Guto Bodinho” por ter deixado o título de 2010 escapar na última prova só não foi maior devido a conquista de mais um título da Master pelo seu filho Caio Andrade. Com isso, em 2011 o piloto de Itaberaba estará mais forte, sabe que não pode vacilar. Exímio navegador, Guto raramente erra a planilha, e esse é o seu ponto forte e será assim que ele vai em busca de mais um título na carreira, dessa vez, na recém-criada Categoria Over 50.

Igorá, de Jacobina

7 – Igor Edric Vilas Boas: “Igorá” só brincou em 2010. Muito rápido nas trilhas, o piloto de Jacobina teve um ano inconsistente, com várias quebras e erros de navegação. Entretanto, é sempre um nome a ser lembrado quando se trata do enduro. Em 2011 correrá novamente na Categoria Júnior.

8 – Joelton Vieira: Esse sem dúvida é um “dinossauro” do enduro de regularidade. “Jobadel” além de experiente, conhece o sabor da vitória, embora tenha provado pela última vez apenas no início de 2010, quando foi Campeão do Enduro Zaga Motoclube, em Eunápolis. Esse ano, o piloto de Feira de Santana, já estará recuperado das contusões da última temporada e certamente será um dos destaques no pódio da Categoria Over 40.

9 – Gildásio Queiroz: Quando comparamos os anos anteriores de “Fosco” com 2010, poderíamos dizer que agora ele se tornou um piloto de enduro, mais um de Feira de Santana… Apesar de não ter vencido nenhuma prova no ano passado, Fosco foi extremamente regular durante toda a temporada, além disso, completou todas as 18 etapas disputadas, e terminou com o Vice-campeonato na Categoria Júnior. Em 2011, chegará forte e com muita moral na Categoria Sênior.

10 – Gabriel Fonseca: A cada ano a cidade de Jacobina tem mostrado sua enorme vocação para o off-road, prova disso é a qualidade e a quantidade de pilotos da “Cidade do Ouro” que vêm se destacando no cenário estadual. Um desses nomes é o de Gabriel Fonseca, o “Negabinha”, que disputou ponto a ponto o título da Categoria Novatos de 2010, a acabou Vice, na última prova. Esse ano, Negabinha correrá na Categoria Júnior, alguém duvida que pode vencer?

Relembro ao amigo leitor, que nós o incentivamos a deixar a sua opinião, crítica, sugestão e dúvidas nos comentários, logo abaixo dessa postagem… Esse é um espaço livre!

Nota explicativa:
*
Segundo os estudiosos (Pirata e Cebinho), a Síndrome da Mastite é uma inflamação comum em pilotos recém-chegados a Categoria Master, acomete frequentemente àqueles que correram na Categoria Sênior no ano anterior.

Anúncios

, , , , ,

  1. #1 por Negabinha em 16/02/2011 - 13:17

    Vinicius parabéns pela lista. A respeito de minhas participações, este ano serei um piloto mais dedicado, já estou fazendo preparação física todos e dias e fiz alguns investimentos em equipamentos novos e espero me da bem na Junior. Zói, Ricardinho e meu parceiro Keko, fiquem esperto que esse ano vou da mais trabalho!rs

  2. #2 por Neto em 16/02/2011 - 13:32

    Vinícius,
    Parabéns pela qualidade visual e o conteúdo do site.
    É o melhor intrumento de atualização de tudo que acontece no mundo off-road no Sul da Bahia. Rompe……
    Valeu,
    Neto

    • #3 por Vinícius Eça em 16/02/2011 - 17:15

      Valeu Neto!!

      Queremos vocês de volta ao enduro… a galera de Ipiaú faz muita falta!!

      Abs!

  3. #4 por Ruy em 16/02/2011 - 16:07

    Vinícios, vc esqueceu de Pirata, segundo palavras dele ontem: “O Pirata voltou”….Abraço.

  4. #5 por Plástico em 16/02/2011 - 16:58

    Nessa lista faltou o elemento surpresa…Plástico. Lembre bem desse nome.
    Vai dar trabalho a muita gente na Junior esse ano e vem pra 2011 com a faca nos dentes, brigar pelo título. Dois anos como coadjuvante no campeonato baiano. Agora chegou a vez de mostrar pra que veio.
    Apesar de ter conseguido pontos para correr na Sênior, vou permanecer na Junior em 2011.
    Prepara os equipamentos Vinicius… e Fotos,fotos,fotos…
    Abraço e parabéns pelo novo formato do Itabuna off road.

  5. #6 por Vinícius Eça em 16/02/2011 - 17:13

    Nada como provocar, para ver a galera se pronunciar…

    Estamos próximos da primeira prova do ano!! Espero que essa animação se transfira para as trilhas no próximo sábado!!! Opa Ruy! O “Pirata voltou”? Pirata sempre foi TOP, espero que esse ano esteja mais motivado, a “briga” vai ser boa…

    Plástico, você na Júnior?!?! Tome vergonha e vá para a Sênior… kkkk

    Olha Negabinha… eu não vou lhe falar nada! Dona Sheila, vai dar o seu doce… rs

    Valeu galera, continuem participando!!

  6. #7 por Fabricio Zói # 210 em 16/02/2011 - 18:18

    Vinícius parabéns pela matéria. Esse ano já deu pra sentir que a junior sem dúvida será a categoria mais disputada do campeonato, só tem fera!! Cada prova pode ser uma surpresa. Pena que esse ano não poderei correr todas as provas, deixando assim a briga pelo titulo um pouco mais fácil!! rsrss Agora Plástico na junior novamente, ai não né Plástico? Vai pra Senior!! Abraços a todos e até Itaparica.

  7. #8 por Bruno Calabresa em 18/02/2011 - 08:35

    É uma responsabilidade grande estar nesta lista. Amanhã não posso falhar! Abraço a todos e valeu pela confiança.

    • #9 por Vinícius Eça em 18/02/2011 - 09:39

      Fala Breza!! O enduro é sempre uma “caixinha de surpresas”, tudo pode acontecer, quanto mais pensamento positivo tiver, mais as coisas vão dar certo!

      Não absorva essa responsabilidade, faça a sua prova sem pensar em provar nada (você não precisa!), assim vai pilotar ainda melhor…

      Um grande abraço e BOA SORTE na Ilha!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: