1º. Veloterra SAJTRAIL

Por Roberto Andrade Filho (Hulk)
Fotos: George Bitencourt

Sucesso total na primeira prova interna de Veloterra do Clube SAJTRAIL.

Neste final de semana (01 e 03 de Abril de 2011), rolou o 1º Veloterra interno do Clube SAJTRAIL, em Santo Antônio de Jesus-Ba. O público pode conferir grandes disputas debaixo do forte sol da região.  51 pilotos filiados ao clube participaram do evento.

O que é Veloterra?

O Veloterra se diferencia das demais competições por não ter saltos. A emoção maior está centrada exatamente nas disputas curva a curva.

A competição é realizada em uma pista OFF ROAD, que tem como característica básica um bom traçado com curvas bem projetadas, retas, subidas, descidas e sem saltos. É um estilo que começou no Uruguai e se espalhou pelo Brasil.

SAJTRAIL

O SAJTRAIL é um clube off road fundado desde 1978 e que tem fama de revelar bons pilotos. Nos últimos anos o clube estava “esquecido”, sem realizar atividades e somente era lembrado nos adesivos colados nas motos dos pilotos mais fieis ou na realização anual do Enduro da Amizade.

De gestão atualizada, o clube em 2011 retomou as atividades em pleno vapor!  Uma das metas da nova gestão é a realização de várias provas de diferentes modalidades offroad durante o ano e o Veloterra foi a prova escolhida para o início das atividades.

A prova

Na sexta-feira (01/04) os pilotos se reuniram na loja Porco Racing para a realização das inscrições, tomaram uma cerveja gelada e fofocaram a todo tempo quem seriam os favoritos.

No sábado ocorreu os Treinos Livres. Quase todos os pilotos deram inúmeras voltas na pista, ninguém queria fazer feio no domingo. Lá no finalzinho da tarde a organização reuniu os pilotos para um teste no sistema de cronometragem digital que seria utilizado na prova. Cerca de 6 pilotos da Categoria Graduado largam para as 3 voltas do simulado, ao final Josevan Bittencourt- Pirata sagrou-se vencedor e o programa de computador também! Perfeitamente testado!

No domingo, os pilotos chegaram no Sítio Jueirana cedo. O sítio que pertence a Dr. Roberto, diretor do Sajtrail e um dos idealizadores do evento fica a pouco menos de 7 Km do centro da cidade.

Os pilotos iam chegando a colocando suas motos no parque fechado separado por categoria. Organização total!

As categorias

A prova foi disputada em 4 categorias:

Graduado – Para pilotos que já correm provas oficiais de Enduro, Cross Country, Motocross, etc.
Novato – Para aqueles que já andam de moto há algum tempo e/ou disputaram uma ou outra prova na vida.
Estreante – Para aqueles que nunca disputaram uma prova e somente fazem trilhas de fim de semana.
Quadriciclo – Para aqueles que aceleram nas 4 rodas.

* Observação: Apenas pilotos filiados SAJTRAIL e que estavam “em dias” com o clube puderam disputar as categorias.

O percurso

O Percurso teve aproximadamente 3Km com subidas, decidas e curvas técnicas. Não houve saltos nem obstáculos artificiais! 7,5 voltas para a Categoria Graduado e 5,5 para Novato e Estreante e 3,5 para Quadriciclo.

A largada foi individual. A organização preferiu não fazer “Gate” de largada pensando em preservar o piloto evitando acidentes.

A cada 30 segundos um piloto largavae ao final venceu  o competidor  que completou o percurso total em menos tempo.

Largada

A primeira categoria a largar foi a Estreante com 17 pilotos inscritos.

De longe foi a categoria mais disputada. Foram inúmeros “pegas”, o público assistiu até 4 competidores disputarem aos mesmo tempo por uma posição. Foi de tirar o fôlego!

Lá pela metade da prova, 2 pilotos começaram a chamar atenção do público devido à sua “tocada” extremamente forte – Jam Riva e “Benção” demonstraram que já não poder ser considerados mais “estreantes” conquistando o primeiro e segundo lugares respectivamente.

A seguir foi a vez dos Quadriciclos. O publico ficou impressionado com velocidade dos “quads”… Ninguém imaginava que eles andavam tão forte!!!

No circuito os “quads” faziam as curvas em 2 rodas apenas! Por diversas vezes ecoaram gritos “Meu Deus, vai capotar”.

A categoria terminou com diferença de pouquíssimos segundos entre um competidor e o outro.

Passado o “quads” foi a vez dos Novatos.

Esses seriam pilotos considerados inexperientes em provas, mas não foi isso que se viu na pista. O que se viu foi pilotos rápidos, de tocada agressiva e muito preparo físico.

“Gão”, piloto iniciante no motocross levou a melhor nessa categoria mas foi seguido de perto por Guthierre (que não deslocou o ombro dessa vez!)

Chegada a vez da categoria Graduado. O narrador do evento dizia: ”Se preparem, essa é a categoria que os motores roncam mais alto!”

14 graduados alinharam para a largada suas motos (quase todas estilo Cross).

Pelo estilo de largada dos pilotos já podia se esperar o que estaria por vir. Giro do motor no máximo!

Essa categoria teve voltas a mais que as outras, mas o “velô” era tanto e as disputas tão acirradas que nem pareceu ser mais prolongada a corrida.

Nessa categoria não foi possível apontar favorito! Somente ao final com a liberação do resultado pelo sistema de cronometragem é que foi possível apontar o vencedor!

Josevan “Pirata”, sagrou-se vencedor com o tempo de 20 min 19seg, logo atrás com uma diferença mínima de tempo João “Tecfogel” arrebatou o segundo lugar. Em terceiro lugar ficou o responsável pela loja Porco Racing (que atende quase todos pilotos SajTrail) e um dos idealizadores do evento – Wendel Porquinho.

O Sucesso

O sucesso do evento nós podemos atribuir unicamente a um fator:ORGANIZAÇÃO

Tudo foi muito organizado, poderíamos ficar citando inúmeros exemplos, mas vamos citar somente um:

Todas as solicitações dos pilotos foram atendidas – O percurso já tinha sido conferido diversas vezes pela organização, mas quando algum piloto apontava nos treinos livres um trecho perigoso, a organização parava tudo e lá no local resolver o suposto perigo.

“Se é pra fazer, então que seja bem feito!”

A confraternização

O evento não se resumiu em apenas uma prova offroad. O evento foi na verdade uma grande festa de confraternização do Clube SAJTRAIL.

Os pilotos puderam levar seus familiares e curtir o domingo fazendo o que gostam ao lado das pessoas que amam.

O clima de descontração e felicidade imperou! Os pilotos mirins admirando seus pais, as esposas torcendo pelos seus maridos, até quem não era ligado ao esporte saiu de lá contaminado!

E de quebra, muito churrasco e cerveja! Tá bom ou quer mais?

CLIQUE AQUI para ver o resultado completo da prova (em PDF)!

Veja abaixo mais algumas fotos desse incrível final de semana…

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: