[Regularidade 2011] – Regulamento Comentado – “Organização das Provas”

Depois de 03 semanas abordando diferentes partes do Regulamento Geral do Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade 2011, chegamos hoje ao nosso último post sobre esse assunto. O artigo que escolhemos para comentar nessa quinta foi o “Artigo 14 – Organização das Porvas”.

Esse artigo é bem longo e pretende ser exaustivo em relação aos direitos e deveres das equipes que organizam as provas do campeonato. Logicamente que não iremos analisar todo o seu conteúdo, mas acredito que vale a pena relembrar alguns dos seus itens mais interessantes.

Por exemplo, o item 14.6 é na verdade um “check-list” contendo um passo-a-passo com todas as informações que não podem ser esquecidas pelos organizadores na elaboração do Regulamento Complementar da prova, vejamos:

14.6 O REGULAMENTO COMPLEMENTAR deve conter, no mínimo:
a) Período, local, e valor das inscrições;
b) Data, hora e local do sorteio e entrega da PLANILHA;
c) Data, hora e local da largada (promocional e oficial), vistoria, chegada e divulgação do resultado;
d) Recomendação do uso de iluminação caso o horário de final da prova ultrapasse as 17:00 Hs.;
e) Informações a respeito de trechos específicos, testes especiais, etc;
f) Informações sobre aferição da quilometragem (moto, equipamento, pressão dos pneus, etc.);
g) Nome dos responsáveis pela Organização da prova;
h) Penalizações complementares, se necessárias, por problemas de segurança;
i) Informar o nome do membro da organização que irá participar do JP (Júri de Prova);
j) Distância e local dos abastecimentos e do neutro de almoço;
k) Informar se será distribuída, aos inscritos, camisa alusiva ao evento.
l) O horário máximo de largada do primeiro piloto deve ser, preferencialmente, às 8:30 hs

Cabe aos pilotos, principais interessados nessas informações, cobrar que esses dados estejam corretos e COMPLETOS no Regulamento Complementar de cada uma das provas do Campeonato Baiano.

Observe agora os dois itens abaixo, 14.10 e 14.17, a redação utiliza o verbo “DEVER” em ambos os casos, ou seja, trata-se de uma obrigação dos organizadores (e da FBM) e um direito dos pilotos.

14.10 A organização deve fornecer mapa ou planilha de apoio indicando, principalmente, os locais de reabastecimento.
14.17 Deverá haver, no mínimo, dois membros da organização e um membro da FBM, “abrindo” a trilha, à frente de todos os competidores.

Entretanto, poucos pilotos se preocupam com esses direitos, importantíssimos e que podem influenciar no resultado de uma prova.

Apenas os pilotos e suas equipes podem questionar o Regulamento Geral do Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade, esse é um documento muito importante e é uma obrigação o seu conhecimento por parte dos interessados.

Essa é a nossa análise de número 4, ou seja, a quatro semanas, sempre às quintas-feiras, estamos abordando assuntos relacionados ao regulamento do Baiano de Regularidade 2011, para ver as postagens anteriores, clique nos links abaixo:

1 – [Regularidade 2011] – Regulamento Comentado – “A Vistoria”;
2 – [Regularidade 2011] – Regulamento Comentado – “Classificação da Prova…”;
3 – [Regularidade 2011] – Regulamento Comentado – “RECURSOS”.

Será que vale a pena refletir sobre isso?? (Participe! Deixe a sua opinião nos comentários!)

É importante deixar claro que os meus comentários e explicações estão relacionadas ao MEU ENTENDIMENTO pessoal da leitura do Regulamento do Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade 2011, que é um documento público, disponível no site da Federação Baiana de Motociclismo (FBM), no seguinte link: http://www.fbm.esp.br/pdf/reg_end_2011.pdf (arquivo em PDF). Ou seja, os meus comentários estão sujeitos a erros de interpretação e jamais serão considerados em qualquer contestação ao documento oficial.

Anúncios

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: