Histórias do Transbahia – Conheça o piloto POSSA

Acompanhando as competições off road na imprensa, sempre ouvi falar que muitas coisas acontecem durante um rali. Todos que estão envolvidos nesse tipo de competição, em que os dias demoram de acabar e as noites não servem para dormir, têm bastante história para contar.

O Rally Transbahia foi o meu primeiro! 1.025 quilômetros em 03 dias eletrizantes, acompanhando os competidores, observando os pequenos detalhes que fazem toda a diferença entre a vitória e a derrota, posso garantir que tenho histórias para um bom tempo de bate papo!

Wilmar Possamai - Rally Transbahia 2011

De todas elas, a que me deixou realmente emocionado e feliz é a de um piloto de Blumenau (SC), que conhecia apenas das páginas da revista Pró Moto (#105), e que tive a oportunidade de encontrar, pessoalmente, durante o Transbahia. Seu nome é Wilmar Possamai, ou simplesmente, “POSSA”!

O mais impressionante desse piloto do Vale do Itajaí, não é a sua idade – Possa têm 60 anos e compete na categoria Over 50 -, nem o seu preparo físico – melhor do que muitos pilotos da categoria Máster (principal) -, mas a paixão com que pilota a sua moto, atualmente uma Gas Gas EC250 2T, e a paixão que a sua equipe de apoio têm por ele, não esquecendo nenhum detalhe, para que tudo corra bem e seu piloto “possa” fazer o que gosta.

Já ouvi muitos pilotos dizerem que adoram andar de moto… Possa é apaixonado por isso, começou no motocross no início da década de 1970 e desde então não parou mais. Atualmente no enduro de regularidade, o piloto garante ter participado de mais de 900 provas nunca desistiu de nenhuma delas. Em praticamente todos os finais de semana está competindo ou fazendo alguma trilha pelo Brasil. Sim, pelo Brasil! Esse ano a equipe adquiriu um motorhome completamente equipado, o qual POSSA utiliza para acompanhar o Campeonato Brasileiro e se divertir com a sua moto e a sua família, nos mais variados lugares.

"Possa Baby", é apoio por amor!

Ah! Eu comecei falando da paixão do piloto, mas a sua equipe também é apaixonada. Apaixonada pelo POSSA e por tudo que ele resolve fazer. A sua esposa o acompanha desde a época do motocross e se tornou uma experiente Chefe de Equipe, atenta a tudo, a “Sra. Possa” é uma grande incentivadora. Seu filho, nascido nas trilhas, é fundamental para o sucesso do grupo, além de ser o piloto titular do motorhome, o “Possa Baby” faz todo o trabalho pesado do time – da mecânica à limpeza da moto durante os neutros, tudo é com ele!

Possa garante não se importar nem um pouco com o resultado das suas provas, o que gosta mesmo é de andar de moto! Mas, não se engane, o veterano “anda muito”, faturou a etapa do Campeonato Brasileiro disputada dentro do Rally Transbahia (1º e 3º dias) e agora lidera a competição nacional na categoria Over 50.

O próximo compromisso do POSSA no Campeonato Brasileiro de Enduro, será apenas em setembro, na cidade de Caçador, em Santa Catarina, mas se você acha que POSSA vai parar em casa, está enganado, até lá você poderá encontrá-lo pelas trilhas do Brasil!

Não é segredo, me tornei um grande fã do piloto Wilmar Possamai e da sua equipe apaixonada!! Desejo muito sucesso à todos eles, com muitas conquistas pelo Brasil afora!

Encerro esse post com uma mensagem deixada pelo POSSA, em sua entrevista à revista Pró Moto (# 105), que está nas bancas:

“Para vencermos na vida, não devemos esmorecer perante os obstáculos que surgirem, pois eles estão lá justamente para nos fortalecer”.

Anúncios

, , , , , , , , ,

  1. #1 por Van em 07/07/2011 - 09:30

    Uma bela liçao !!!

  2. #2 por Emerson Rodrigues Tiago em 07/07/2011 - 09:48

    Tudo de bom p Todos!

    Também tenho a honra de conhecer o Possa e a sua adorável Esposa, desde o ano passado quando comecei no regularidade e fiz o brasileiro já nos tornamos bons companheiros e realmente o que esse Possa anda e tem de resistência física é de tirar o chapéu várias vezes, é um exemplo de vida e personalidade.

    E a sua equipe!? Sua esposa é a simpatia em pessoa, sempre sorrindo e torcendo p que todos cheguem bem, algumas vezes já pendurei num cantinho da carretinha deles o meu galão de gasolina e ela providenciava a compra de águas e gatorades p abastecer a mim e a moto em alguns neutros, fico mais uma vez agradecido.

    Não pude ir ao Transbahia este ano, mas quem sabe no ano que vêm!

    Nos vemos nas provas de SC e do PR.

    Abraços…

  3. #3 por MOA - Moacir Bergonsi em 07/07/2011 - 09:51

    Exemplo a ser seguido por todos, além de ótimo piloto ele sempre é leal com os adversários, sei disto porque também sou da OVER 50 e já fiz dezenas de provas com ele
    claro que ele sempre me ganhou, heheh
    Att
    Moa-Erechim-RS

  4. #4 por PAULO ROBERTO em 07/07/2011 - 10:17

    vc’s estão de Parabéns, ja virei fã de todos vc’s, e do esporte tb, espero um dia esta competindo juntos com vc’s….

    PAULO ROBERTO, MASCOTE-BA

  5. #5 por Colorado feliz em 07/07/2011 - 20:35

    O Possa é um grande piloto e amigo. A Alzira sua outra paixao correspondida uma simpatia. Um amigo e um exemplo de pessoa. Andar ao seu lado ou proximo a ele a gente aprende muito do que é competir com garra. Parabens a esta familia q admiro muito. Vladi Smaniotto Novo Hamburgo RS

  6. #6 por Damayker em 07/07/2011 - 21:51

    Parabéns pela matéria. Possa um exemplo de superação e motivaçao td de bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: