Piloto baiano acompanha o Enduro Romaniacs 2011

Por Hulk e Roberto “Kacique”, SAJTrail
Fotos: Roberto “Kacique”

Piloto baiano foi conferir de perto uma das provas de enduro mais difíceis do mundo!

Roberto "Kacique" no Romaniacs 2011

Roberto Andrade, o Kacique, é piloto de enduro de regularidade e foi ver de perto se “o bicho pega” mesmo no Romanics.

Recentemente, Kacique havia quebrado a perna participando do Rally Transbahia 2011, mas isso não foi empecilho para ele viajar para Romênia e acompanhar o enduro “in loco”. Veja abaixo o e-mail enviado pelo piloto comentando sobre essa prova de resistência, técnica e muita força!

Romaniacs

“Só vendo para crer”.

Tudo começa no prólogo, onde o piloto tem que transpor obstáculos artificiais colocados dentro da cidade de Sibiu (Romênia). As rampas parecem estar desalinhadas, os troncos soltos, os obstáculos parecem estar incompletos ou faltando partes… Mas o “correto” é isso mesmo! Os pilotos têm que “rebolar” para passar! Arrumar alternativas ou caminhos relativamente mais fáceis.

O prólogo é todo construído com obstáculos artificiais...

Como se não bastassem todos os obstáculos artificiais, despencou uma chuva com trovoada bem no momento da classificação adicionando mais um obstáculo natural.

A coisa que mais chama a atenção de quem é piloto é com certeza o fato de que quase todas as motos são 2T ( contrariando a tendência mundial de 4T). Entre as marcas e modelos predominam KTM EXC300 e Husaberg TE300.
As populares aqui no Brasil Yamaha WR e Honda CRFX quase que não eram vistas…

A classificatória era feita em “gates” de 8 pilotos. E ao final os pilotos ganhavam de penalização o tempo que ficaram de atraso em relação do primeiro ( o prólogo participa também da contagem de tempo da prova).

A prova acontece em volta da cidade de Sibiu em direção sempre do que existe de “pior” em obstáculo natural. Muitas vezes a organização modifica o local para que este fique pior ainda do que já era (ao contrário exatamente do que fazemos aqui no enduro de regularidade). Por falar em organização, nunca vi nada igual em nenhuma das provas que participei aqui no Brasil. A quantidade de pessoas envolvidas na organização, impressiona!

Piloto Pró...

Ao todo são 4 dias de prova offroad + o prólogo.

As categorias são:

Pros (Os “pros” já eram facilmente identificados no prólogo – pareciam se “arriscar” mais, mas na verdade eles tinha é confiança de sobra para não se abalarem com os obstáculos)
Expert Single
Expert Team (Duplas)
Hobby Single
Hobby Team (Duplas)
Trial

Durante a prova, 2 coisas me chamaram muito a atenção. Uma foi a habilidade e rapidez dos mecânicos em um “Service point”. E a outra foi um “subidão” arenoso. Observei quase todas as categorias (mais de 200 pilotos) e ví apenas 3 pilotos conseguirem subir pelo trajeto correto. Os outros seguiam por caminhos alternativos recebendo penalizações.

Segue abaixo o link para um pequeno álbum de fotos:
http://photobucket.com/romaniacs2011

Aqui o link para visualização direta do slideshow:
http://s108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/ROMANIACS%202011/?albumview=slideshow

Observem nas fotos que as bandeiras do Brasil e do meu clube, o SAJTrail, estão por toda parte. Espero em 2012 encontrar um piloto brasileiro para poder torcer por ele!

Abraço a todos!

Roberto “Kacique”.

Anúncios

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: