“Causos” de Jacobina – Caso 2: Quero ser Máster!

No enduro de regularidade, quando um piloto é bom, ele leva no mínimo 3 anos para chegar na categoria Máster. Segundo o regulamento do Baiano de Regularidade, o piloto que está iniciando na modalidade, deve concluir o seu primeiro ano de campeonato na categoria Novato e ser classificado até a 25ª colocação para poder competir na categoria Júnior no ano seguinte. Para se graduar da Júnior (ano 2) para a Sênior, deve se classificar entre os 10 melhores, e da Sênior (ano 3) para a Máster, entre os 5 primeiros.

Esse processo é fundamental para a segurança dos pilotos, respeitando o nível técnico e experiência de cada um nesse modelo de competição, onde a experiência de navegação aliada a pilotagem mais arrojada, vão sendo conquistadas com o passar do tempo. É claro que existem aqueles casos excepcionais, que também é contemplado pelo regulamento do Campeonato Baiano que diz no Art. 5.10, ítem “g”: “É facultado ao piloto solicitar por escrito a FBM, antes de participar de qualquer prova do campeonato, o rebaixamento ou ascensão para uma categoria imediatamente inferior ou superior a que terá que filiar-se. A FBM analisará o pedido e, de forma fundamentada, concederá ou negará a solicitação”.

Kai Kai, momentos antes da largada...

Caso 2: Quero ser Máster!

Conheço alguns pilotos que ficam ansiosos para chegar logo na categoria Máster, eles querem ACELERAR e se divertir nos trechos diferenciados! Entretanto, durante o 11º Enduro de Jacobina, que aconteceu no último sábado (22), um dos pilotos da categoria Novato, resolveu fazer um “estágio para Máster”, num dos trechos diferenciados da prova, seu nome: Luiz Paulo Monteiro Sales, vulgo “Kai Kai”, da equipe Porco Racing, do SAJTrail, de Santo Antônio de Jesus (BA).

Segundo fontes seguras (uma delas, ele mesmo contando), quando terminou de superar um trecho de pedras soltas extremamente difícil, quase no final da parte da manhã, “Kai Kai” estava tão exausto que não conseguia mais compreender as setas das referências da planilha, então ficou muito feliz em ver alguns rastros de moto na trilha e começou a segui-los.

Alguns desses rastros, entretanto, levaram “Kai Kai” para um novo mundo, um mundo “diferenciado”! Sem perceber, o piloto novato iniciou uma escalada por um trecho muito pior do que o que ele havia superado minutos antes. No momento em que chegou ao cume da serra, já estava mais de 18 minutos atrasado, não ouvia mais barulho de motos e ninguém passava por ele.

“…tem alguma coisa errada! Porquê será que ninguém me passou e eu não estou escutando barulho de outras motos”?

Quando percebeu o erro, “Kai Kai” voltou no sentindo contrário pois acreditava que a decida que havia do outro lado seria ainda pior, e segundo alguns pilotos da Máster, era mesmo! Logo após a entrega das fichas de passagem, perguntou ao piloto Gecílio Andrade (Zé do Posto), quando tempo este havia perdido na tal subida da Máster, Gecílio lhe mostrou a ficha, comprovando a perda de 44 segundos. “Kai Kai” ficou impressionado, achou que o seu sonho de ir para a Máster estava ficando cada vez mais difícil… pensou, “será que até a Olimpíada de 2016 eu consigo”?

“Kai Kai”, o Novato que quer ser Máster, pode e deve continuar esperançoso. Se o Campeonato Baiano acabasse hoje, ele poderia ir para a categoria Júnior, afinal está com 35 pontos e ocupa exatamente a 25ª posição no ranking da categoria, entrando na última vaga.

Acelera “Kai Kai”, não precisa esperar até a Olimpíada, na Copa de 2014 você já estará na Máster! Só não vai procurar estágio para fazer… senão atrasa tudo!!

Anúncios

, , , , , , ,

  1. #1 por Leo Mad em 26/07/2011 - 11:29

    Muito bom! Nunca disse para ninguém, mas já aconteceu isso comigo e eu não quero ser master. rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: