Enduro do Axé encerra o Baiano de Regularidade de forma ELETRIZANTE!

Nesse final de semana estivemos em Salvador, para o encerramento da temporada 2011 do Baiano de Regularidade!

Bruno Mattos e Rick Som...

O tradicional Enduro do Axé, que esse ano aconteceu nos arredores de Imbassaí, no litoral norte da Capital Baiana, foi eletrizante, desafiando os pilotos em mais de 160 quilômetros de trilhas com quase todos os tipos de terreno. A prova teve um ritmo intenso desde o início, quando os pilotos de todas as categorias se depararam com o Laço do ZB, aparentemente fácil, mas que terminava com uma subida íngreme, sinuosa e com pouca aderência, ou seja, nos proporcionou um show de imagens e preparou os pilotos para enfrentar os desafios que estavam por vir.

Em um outro trecho, na travessia de um rio, a planilha era clara – “AO LADO DA PINGUELA” – mas alguns pilotos conseguiram ler: PITANGUEIRA, ou invés de PINGUELA… Bem, o resultado é que a moto deu uma paradinha para beber água, enquanto o piloto ficou chupando pitanga!

Sérgio "Coinha", aproveitou o Axé para chupar pitanga!

A chegada foi na simpática pizzaria “É Massa…”, que apoiou todo o evento e recebeu todos para a festa de premiação à noite!

O Enduro Axé 2011, organizado pelo Salvador Trail Clube (STC), encerrou em alto nível, mais um excelente Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade. Dentre os grandes nomes da prova, destacamos: Gecílio Andrade, de Santo Antônio de Jesus, que levou o troféu da Máster, seguido por Eduardo Júnior e Caio Andrade. Na Sênior o vencedor foi Marcelo Marodin, de Luis Eduardo Magalhães, em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Paulo Brito e João Benedito Andrade. A Over 40 teve uma disputa incrível entre os dois primeiros do campeonato, e quem levou a melhor foi Milton César Brandão, de Eunápolis, que venceu as duas etapas, em segundo ficou Jairo Passos Nascimento e em terceiro lugar, Rogério Lima Leite.

Na categoria Over 50, os “dinossauros” do enduro, aceleraram forte, sendo que Cassio Elssufi, de Lauro de Freitas, foi o grande vencedor, Jorge David, ficou com a segunda colocação e Antônio Augusto Andrade com a terceira.

Piloto "Anfífio"...

Na Júnior o clima era de desafio e de tensão, mas Gabriel Fonseca, levou o troféu de Campeão pilotando com a “faca nos dentes”, isso porque o piloto de Jacobina cravou o mesmo número de pontos que Fabrício Rocha Melo, de Salvador, que ficou em segundo lugar, na terceira posição ficou Ericsson de Jesus Freire. A categoria Novatos também teve uma disputa incrível pelos três primeiros lugares, e quem levou a melhor foi Juliano Gomide, de Feira de Santana, o segundo lugar ficou com Ricardo Pereira e em terceiro, Marcus Wendel Ramos.

A temporada 2011 do Baiano de Regularidade chegou ao fim, mas as férias serão curtas, o Campeonato 2012 começará no dia 19 de fevereiro com uma das provas mais nostálgicas do ano, o Enduro da Amizade, organizado pelo SAJTRAIL em Santo Antônio de Jesus.

Anúncios

, , , , , ,

  1. #1 por Plástico em 12/12/2011 - 12:23

    Vinicius,
    Coloca o link das fotos p gente curtir, até chegar o DVD…
    Forte abraço, Feliz Natal,Boas Festas e um Ótimo 2012 com muitas fotos,fotos,fotos…
    vlw

  2. #3 por Paulo Roberto em 01/01/2012 - 12:23

    Pois é Vinícius, veja como é a vida. NO dia 10 de dezembro, estava almoçando no “É Massa”, quando chegaram vários motoqueiros participantes do enduro organizado por você. De lá, saí para a minha fazenda (denominada Arapiranga), e fui fazer o que mais adoro: caminhar pelas trilhas da fazenda. Na caminhada, começo a ver as marcas de moto em uma trilha interna da fazenda e, surpreso, resolvo seguir as marcas que vão até a cerca de limite com a fazenda vizinha, onde encontro o arame farpado cortado. Me dou conta então de que usaram, sem qualquer autorização minha, áreas internas da Fazenda Arapiranga, para a prática do enduro. O percurso que eu segui, deve ser a tal alça que tornou mais eletrizante a prova. Agora veja bem, Vinicius: A Fazenda, é uma reserva ambiental de fauna e flora. Desde quando a adquiri, em 1976, nenhuma atividade agrícola foi alí desenvolvida, uma vez que me dei conta de que a área era uma das poucas remanescentes da degradação imposta à região com o plantio de eucalipto e com o seu uso, absolutamente inviável, para a pecuária. Assim, resolvi que a Fazenda passaria a abrigar uma reserva de fauna e flora. Como estou cercado de degradação por todos os lados, á Fazenda transformou-se, naturalmente, em refúgio da fauna da região do entorno. Lá encontramos viados, pacas, cotias, quatis, bicho preguiça, lebres, e muitos outros animais fugidos das áreas vizinhas.Me dediquei, então, a proteção da área, coibindo a caça, e apenas permitindo a sua visitação por pessoas autorizadas e acompanhadas de um preposto da Fazenda. Alí, também crio abelhas, mantendo um meliponário (criação de abelhas nativas) e um apiário. A trilha percorrida pelos enduristas, inclusive, passou junto ao apiário, o que poderia ter causado um acidente grave pelo ataque das abelhas africanizadas aos enduristas. Imagine você um refúgio de animais silvestres ser invadido intempestivamente por motos em alta velocidade, provocando um barulho ensurdecedor, umpactando trilhas estreitas, enfim, o que para vocês, enduristas, é puro prazer, para gente como eu, a ação dos enduristas na área é de uma agressão sem tamanho. Ainda por cima, Vinícius, entrar em uma propriedade particular sem autorização, é crime. Entre você, certamente, devem existir médicos, advogados, gente com nível superior, e todos com capacidade de compreender perfeitamente o que deve e o que não deve ser praticado. Por via das dúvidas, já cerquei a acesso a trilha que vocês usaram, estou em contato com o vizinho para verificar como ocorreu o corte dos arames, e estou pensando em colocar na rede este meu desabafo, com as fotos que tirei. Na vida, Vinícius, toda ação que empreeendemos, tem um impacto sobre terceiros, o que deve nos tornar muito cautelosos. Divulgue meu desabafo entre seus pares. Paulo.

  3. #4 por Paulo Roberto em 01/01/2012 - 13:26

    Vinícius, o fato me dá oportunidade de passar outras informações importantes para os enduristas. Sou o proprietário da Fazenda Riacho das Flores, no km 71 de Linha Verde, do lado do mar. É a área onde se encontra o povoado de Santo Antonio, ao qual se chega por uma trilha coberta de cascas de côco. Você deve conhecê-la. Pois bem, lá constitui uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), abrangendo toda a área de dunas, a vegetação de restinga que as protege, as matas ciliares do Riacho Santo Antonio e do Rio Imbassai, que limitam a fazenda. A área da RPPN é de 370 hectares, mais da metade da área de todo o imóvel. A RPPN tem o “status”, de Unidade de
    Conservação Federal, estando, assim, protegida pelas leis ambientais federais. Ela tem 11 anos de instituída através do IBAMA, seu carater de proteção é perpétuo, gravando o imóvel para sempre. Muitas vezes a área foi “visitada” por motoristas que praticam o off-road, que fizeram bastante estrago na dunas. Fui obrigado a manter vigilantes durante os fins de semana e feriados, para coibir a entrada dessas motos na área das dunas, o que reduziu a visitação, mas me pesa no bolso e cria alguns atritos, vez por outra. Como proprietário da RPPN, sou obrigado à protegê-la, coibindo a caça, a retirada de exemplares da flora de restinga, sem qualquer apoio dos órgãos ambientais, que só agem se ocorrem denúncias. Em suma, a tarefa de guardião da natureza que me impuz, só me tem trazido ônus, razão porque imagino que deva contar com o apoio das pessoas mais esclarecidas e comprometidas com a proteção do meio ambiente. Minha intenção é,
    então, obter a colaboração de gente como você, endurista, para quem a natureza, creio, deva permanecer protegida e, intocadas, as áreas destinadas à preservação permanente. Quem sabe, poderemos celebrar uma boa parceria?

  1. Campeonato 2011 do Baiano de Regularidade chega ao fim em grande estilo! « Itabuna Off Road

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: